14/01/2014

Como eu viajo, me hospedo e me alimento durante uma viagem sem ter dinheiro?

Ah, eu entendo que as pessoas vivam me perguntando como eu consegui fazer tantos mochilões pelo Brasil e outros países sem levar grana né? Algumas das vezes eu fui sem grana por própria opção. E algumas pessoas que conhecia nas viagens me ofereceram algumas pequenas quantias de dinheiro e eu os agradecia sem aceitar. Na maioria das minhas viagens eu opcionalmente quis ir sem dinheiro simplesmente porque eu acho que a viagem fica mais legal.

Eu prefiro mil vezes ir pra lugares onde as pessoas resolvam me levar do quê ficar verificando quais são as opções de coisas que eu posso fazer dentro do meu orçamento que eu tenho (que é o que acontece quando você viaja com dinheiro). Claro, pode ser entediante em alguns momentos - por isso que a maioria das vezes que viajei foi por cidades que tinham praias. As praias são gratuitas, se você está numa cidade litorânea e não tem grana pra sair pra lugar nenhum - passe o dia curtindo a praia, puxando conversa com pessoas aleatórias por lá e etc.

Este post está dividido em três seções: Como comer de graçaComo me hospedar de graça e Como viajar de graça.

Não haverá mais desculpa pra passar os verões quentes em casa quando você está de férias.

Como comer de graça?

Você tem no mínimo essa listinha de opções:

Ilustração feita pelo querido caroneiro Mendigo, autor e ilustrador da página Eu ví.


Mas como é isso de pedir hospedagem com comida no CouchSurfing? 

Eu particularmente uso CouchSurfing pra pedir hospedagem e explico que estou viajando sem grana daí quem quer/pode me hospedar e me arrumar qualquer coisa pra comer responde "sim". Mas receber um "não" pode acabar sendo a resposta mais comum, ainda mais se você é novo na comunidade CS. Quando eu criei meu perfil lá, assim como todo mundo, eu não tinha vouchers nem referências no meu perfil.. Daí receber "não" como resposta era o mais frequente. Mas.. ainda assim é uma alternativa. Assim como todas as outras alternativas que cito neste post: pode funcionar e pode não funcionar. Você tem que tentar várias coisas nessa vida, baby ;)

Como pedir comida em igrejas ou lugares de auxílio do governo?

Essas eu particularmente nunca fiz, mas tenho vários amigos que me disseram que funciona. Procure igrejas (ah, no Brasil você as encontra em cada esquina basicamente) e explique que você está viajando sem dinheiro e precisava de algo pra comer. Ou procure algum tipo de órgão do governo que ajuda pessoas que moram na rua, por exemplo. Você provavelmente não é uma pessoa que mora na rua, eu sei disso, mas se você tá viajando sem grana você acaba estando de certa forma na mesma condições que eles, ainda que seja por umas poucas horas ou algo do tipo. E tem algo legal nessa também: nesses lugares existe a possibilidade de você conhecer moradores de rua de verdade, pessoas que passam fome e tudo mais todos os dias da vida deles. Vai por mim, será uma experiência e tanto se você conseguir conversar com essa galera se sentindo um pouco mais em uma conversa de igual pra igual. Você poderá notar o quão mais livres que você eles são ;)

Se for necessário inventar alguma mentirinha pra essas igrejas ou órgãos, fale que você é estudante, está viajando de férias e queria visitar um amigo ou parentes. Daí você fala que queria muito fazer essa viagem, mas como não tinha dinheiro  resolveu ir mesmo assim. Eu acho que nunca falei nenhuma mentira pra conseguir coisas nas minhas viagens, mas tô só te dando uma opção pro caso de você talvez se sentir mais confortável e achar mais eficiente usar uma mentira desse tipo do quê falar sua história real.


Quais outras opções para se conseguir comida de graça?

Pedir nos restaurantes, pedir nas padarias, vasculhar lixeiras de supermercados (dumpster diving) ou colher frutas da própria natureza são outras formas de se conseguir comida mesmo se você estiver sem dinheiro algum no bolso. Neste tópico vou explicar o que eu quero dizer com "vasculhar lixeiras de supermercado" e no fim deixo o link de um texto que detalha mais sobre como você pode conseguir comida através de cada uma dessas opções.

Tenho certeza que esse papo de "vasculhar lixeiras" te chamou mais atenção, então vou falar brevemente sobre isso, até porque foi super novidade pra mim também. Muitos supermercados jogam comida embalada e em ótimo estado de conservação no lixo. Isso porque quando os produtos atingem a data de validade, muitos países (o Brasil tá incluído!) têm leis que podem fazer os supermercados tomarem multas ou até mesmo serem interditados caso vendam produtos vencidos. Em lugares frios, as lixeiras acabam funcionando como geladeiras e os produtos conservam mais tempo ainda. Mas ainda que na América Latina a maioria das vezes seja quente-fervendo, ainda assim você pode achar produtos/frutas/carnes/etc embalados e em ótimo estado de conservação, do mesmo jeito que você poderia tê-los comprado no dia anterior no supermercado.

Em inglês, a prática de "vasculhar lixeiras" tem até um nome específico - dumpster diving - e você pode buscar essa palavra no Youtube que encontrará vídeo de um monte de gente mostrando inclusive coisas caríssimas que conseguiram encontrar por aí e que estavam em ótimo estado de conservação.

Se você estiver curioso pra saber mais sobre dumpster diving, ou como conseguir comida de graça em restaurantes/padarias, estou deixando abaixo link para um texto que explica essas "técnicas" muito bem. Esse texto foi originalmente escrito em inglês, mas já estou deixando pra versão em português traduzida pelo Google Translate.

O autor é um caroneiro que viaja pelo mundo sem grana e ele mesmo utiliza cada uma dessas 'técnicas' no seu dia-a-dia.

Texto -  "Comer sem dinheiro" - (para ler o texto original em inglês acesse "Comida sin dinero").

(se o link não estiver funcionando, tente buscar no blog NowGasm pelo título do texto original)




Como me hospedar de graça?

Pra se hospedar de graça, algumas das opções são:


    Ilustração feita pelo querido caroneiro Mendigo, autor e ilustrador da página Eu ví


    Como pedir hospedagem de graça pela internet?

    Pra pedir hospedagem pela internet você pode usar sites como o CouchSurfing, BeWelcome, HospitalityClub (esse tá velho, não sei se ainda usam), etc. Mas o CouchSurfing é o mais usado e tem ferramentas que te mostram quantas pessoas "botam a mão no fogo" para dizer que confiam nas outras (essa ferramente é chamada de Vouchers) e você também pode ler o que outras pessoas que já hospedaram ou foram hospedadas pelo seu possível anfitrião disseram sobre ele(a).

    Acho que quase todo mundo que estiver lendo isso aqui já deve saber pelo menos o que é o CouchSurfing, e as outras comunidades que citei têm o mesmo objetivo. Mas se você ainda não conhece nem o CouchSurfing e está interessado no assunto, joga lá no Youtube "CouchSurfing" que deverá aparecer alguns vídeos de pessoas explicando mais sobre a comunidade e tudo mais. Acredito que tenham vídeos em tudo que é língua que você procurar, já que essa é uma comunidade de viajantes que ajudam viajantes e é formada literalmente de gente de todo o mundo.

    Como pedir hospedagem em igrejas ou lugares de auxílio do governo?

    Geralmente quando eu preciso de um lugar pra ficar é porque estou viajando de carona de uma cidade pra outra e não consegui chegar no meu destino no dia programado. Aí nesse caso, eu geralmente acho um canto qualquer num posto de gasolina, construção ou na rua mesmo onde pessoas não deverão me ver durante a noite (por causa de risco de roubo) e onde tem pelo menos 3 paredes (por causa do vento) e um teto (por causa de chuva) e durmo lá mesmo. Então eu nunca recorri a igrejas ou auxílios do governo, o que vou dizer aqui é o que amigos já fizeram também.

    Eu acredito que 100% das vezes que você recorrer a uma igreja pedindo um lugar pra dormir eles te ajudarão. Pelo menos sei lá, eles podem te deixar dormir DENTRO da igreja caso não tenham nenhum outro lugar pra você. E lá dentro você estará no mínimo protegido contra chuva, vento ou roubo. É claro que não estou falando de conforto, né gente? Definitivamente conforto é algo que não te importa nesses momentos.

    Outra opção é tentar achar esses órgãos de auxílio do governo também. Órgãos que auxiliam pessoas sem moradia, por exemplo. Um amigo comentou comigo uma vez ele estava viajando de carona pelo Brasil e acabou ficando preso em uma cidade, sem grana e num dia muito chuvoso. Daí conversando com taxistas e pessoas locais, ele descobriu que tinha um albergue da prefeitura onde pessoas podiam se hospedar de graça por pelo menos uma noite. E assim ele foi pra lá. Ele disse que nesse albergue ele teve que fazer um cadastro e verificaram o que ele possuía na mochila. Ele conseguiu janta, lugar pra tomar banho e lugar pra dormir.

    Aparentemente se você buscar "albergue de" junto com o nome da cidade onde você está, você deve achar pelo menos o endereço. Esses lugares são voltados a pessoas sem-teto, mas se você explica a sua situação e que você não tem outra opção sem ser dormir na rua, eles provavelmente te aceitarão.
    Mas POR FAVOR gente, quando eu falo que você deve explicar que você não tem outra opção, não tem dinheiro e etc, NÃO entenda que é para chegar fazendo drama demais, se sentir/aparentar rebaixado por fazer essas coisas ou qualquer coisa do tipo. Além disso, lembre-se que esses lugares são para auxiliar pessoas que não têm opção, então sejam conscientes e não saiam programando viagens para se hospedar nesses lugares - estou citando como opção caso você se veja numa situação imprevista e realmente tenha a necessidade de utilizar algo assim.
    Você não precisa chorar ou forçar a barra, é somente EXPLICAR ao pessoal dos albergues/prefeitura a sua situação de maneira natural, não tem dificuldade ou medo algum se você simplesmente se explicar. Caso exista vaga eles vão ver se te aceitam lá. Você não está fazendo nada de ilegal, imoral ou qualquer besteira do tipo, desde que você não esteja tentando ocupar a vaga de pessoas que realmente precisam simplesmente para economizar seu dinheiro. Aparentemente é simples e uma ótima opção numa situação de apuros. ;-)

    Me disseram que esses albergues possuem regras diferentes uns dos outros e pode ser que se você chegar a partir de algum determinado horário do dia as portas já estejam fechadas (*). Então uma boa dica é: se você está já o dia inteiro na beira da estrada, cansado, e vir que vai começar a escurecer logo e tá foda conseguir uma carona, talvez valha a pena sair da beira da estrada e tentar se informar com pessoas locais se existe algum lugar desse tipo, pra você poder correr pra lá antes que possivelmente feche.

    (*) Eu particularmente acho isso uma merda, porque possivelmente ficarei super ansioso quando tiver que decidir se quero tentar carona durante a noite ou se quero tentar achar algum albergue antes dele fechar. Sempre pode acontecer de eu resolver ir atrás do bendito albergue e perder uma carona direta até meu destino que vai passar no lugar onde eu estava logo depois que eu tirar o pé de lá.


    Como conseguir hospedagem de graça conhecendo pessoas em ruas, praças, boates, bares, e tentar levá-las a te oferecer hospedagem por si mesmas?

    Quantas vezes pessoas que acabei de conhecer já me ofereceram para ir dormir em suas casas. E eu não falo de propostas sexuais, eu falo de senhoras de idade, homens gays, mulheres jovens e seja lá o que for, que me convidaram em um contexto totalmente não sexual - assim ao conversarem comigo ao me verem pedindo carona, em uma rodoviárias, bares, etc.

    Como isso é possível? Se você se mostrar uma pessoa simpática (sorria! seja alguém legal e feliz independente da sua situação), se mostrar uma pessoa simples (que não se importa com conforto e tudo mais) e se mostrar uma pessoa empolgada (em conhecer outras pessoas, em se aventurar e etc), as suas chances de receber um convite de hospedagem pela pessoa que você acabou de conhecer serão mais altas. Você pode contá-la sobre suas experiências de viagens até o momento, coisas que você já aprendeu viajando, o que já viu por aí, pessoas incríveis que já conheceu e etc. A pessoa poderá acabar se sentindo empolgada com a sua história, e poderá passar a querer fazer parte dela e tentar se tornar uma das pessoas incríveis que você já conheceu por aí.

    E isso não depende to tipo de ambiente que você está. Você pode conhecer pessoas nas ruas, praças, boates, bares, etc que te poderão acabar te convidando para suas casas, desde que você não aparente ser suspeito de alguma maneira. As pessoas realmente confiam mais em outras pessoas do quê você imagina.

    Mas depois que você recebe o convite, não fique empolgado achando que seu problema está resolvido. A partir do momento que você chegou nessa linha de a pessoa te convidar a dormir em sua casa ou algo do tipo, começa o momento de você falar menos de você/suas histórias e tentar ouvir um pouco mais sobre ela. Se for possível, não aceite o convite de cara. Não seja ansioso. Tente conversar mais, porque se a pessoa está te convidando pra casa dela é porque ela realmente se empolgou. A pessoa possivelmente começará a te dar mais detalhes sobre o lugar que ela tem pra te oferecer pra dormir. Se ela não fizer isso por conta própria, você pode dizer algo como "Mas eu estou sem saco de dormir/sem barraca aqui, não deu pra eu trazê-los dessa vez.." e voilà, a pessoa provavelmente te dará mais informações sobre o lugar que ela tem pra você dormir. Lembre-se que se for possível, é bom você ter esse tipo de informação antes, assim você fica sabendo antecipadamente se a pessoa apenas terá a cama dela pra dividir com você, ou se é uma rede, um sofá, um colchonete, ou seja lá o que for..

    (os próximos 2 parágrafos eu conto minha experiências, dois casos que pessoas aleatórias com quem acabei de começar a conversar me convidaram pra dormir nas suas casas. você pode pulá-los se isso não te interessar :P)

    Nas minhas experiências.. Certa vez eu estava pedindo carona já há mais de 4 horas num trevo onde e só via umas 3 casinhas distantes umas das outras. Não dava pra saber nem se tinha gente nelas. Daí em algum momento, vi uma senhora caminhando e que iria passar por mim, possivelmente pra ir pra uma dessas casinhas. Não passava nada por lá além de alguns pouquíssimos carros, que não paravam pra mim. Dava pra ver que era uma senhora humilde e solicita, assim como a maioria dessas pessoas que moram nesses lugares meio que isolados das cidades. Quando ela foi passar por mim, tratei de fazer contato visual, sorri e a cumprimentei. Ela sorriu e cumprimentou de volta, seguindo seu caminho. Aí eu falei "Você costuma ver pessoas pedindo carona por aqui?" simplesmente pra puxar conversa. Ela disse que às vezes via, mas não durante uma tarde de sábado próximo de um feriado. Aí já tratei de tentar estender a conversa porque meu objetivo era no mínimo tê-la ali próxima de mim quando passassem no mínimo mais uns 3 carros, porque as pessoas vendo um jovem (eu com minha cara de menor de idade) acompanhado de uma senhora possivelmente pensariam que a senhora estava precisando viajar com seu filho para a próxima cidade mas não tinha condições financeiras de pagar um ônibus, por isso estavam lá. hahaha Enfim, dei um jeito de conseguir um pouco da atenção dela, e de maneira bem breve expliquei que tava viajando de carona, que naquele dia estava difícil e falei em tom de piada sorrindo (mas era a pura verdade) de que eu já estava observando as casas ao redor pra ver se eu achava uma varanda ou algum lugar coberto onde eu pudesse passar a noite se não conseguisse sair dali naquele dia. Ela logo falou "Ah não, mas eu moro naquela casa ali. Não dorme assim não, se anoite você estiver aqui ainda, bate lá na minha porta que você pode jantar e passar a noite lá".. Mas alguns minutos depois, ainda com ela ali perto de mim, um carro parou e me levou até meu destino.

    Só mais outro caso de pessoas me convidando pra dormir em suas casas.. uma vez eu tava numa rodoviária e ia ter que passar a noite por lá porque não tinha pra onde ir. Vi um cara bem afeminado pedindo um lanche na lanchonete e tentei me aproximar. Gays, sobretudo os mais afeminados (quando não são aqueles com cara de "riiiicas" demais), geralmente são pessoas MUITO abertas. Sentei ao lado dele e pedi uma caneta ao atendente da lanchonete. Enquanto o cara me conseguia a caneta, puxei conversa com esse cara afeminado pedindo alguma informação possivelmente perguntando como chegar a uma parte específica da cidade ou algo do tipo que desse pra ele ver que eu era alguém mais perdido que cego em tiroteio na cidade. E daí começamos a bater papo e eu fui conduzindo a conversa de uma maneira que eu pudesse ir contando aos poucos a minha situação ali, que eu ia passar a noite por não ter opções, que estava num mochilão viajando de carona e bla bla bla. Resultado: o cara me convidou pra dormir na casa dele. Fiquei com receio, sim, mas ainda fiquei super empolgado com o convite porque dormir naquela rodoviária não tava parecendo que ia ser algo seguro e tranquilo (muita luz e muita gente). Procurei não demonstrar a empolgação, e aí ele citou que tinha um colchão extra lá que eu podia dormir nele. Assim fui dormir na casa do cara. Inclusive ao chegar lá, a primeira coisa que ele fez foi me dar uma comida. hahaha Para, tô falando de comida para comer. Mas pouco antes de dormirmos ele veio e disse "Oh, tá aqui o colchão extra. Você pode pegá-lo e colocar ali na sala pra dormir. Mas se quiser, você pode dormir na minha cama comigo também." tááááá liiiiiiiiiinda hahahah Eu ri e falei "Não.. brigadão mas vou dormir ali na sala mesmo". Passei mais 2 dias na casa dele, e assim ele se tornou um dos personagens incríveis que conheci nas minhas viagens.




    Como viajar de graça?

    E como fazer pra se deslocar de uma cidade a outra, de um estado a outro, vários quilômetros, sem gastar com isso?

    Ilustração feita pelo querido caroneiro Mendigo, autor e ilustrador da página Eu ví

    Como viajar de graça pedindo para pessoas que oferecem caronas pagas na internet para te levarem de graça?

    Você pode tentar achar ofertas de caronas em grupos de caronas no Facebook e entrar em contato com pessoal que está oferecendo carona no trajeto que você deseja se apresentando, explicando que você está sem grana e precisava fazer aquele mesmo trajeto que ele vai fazer, e perguntando se eles não poderiam te levar de graça caso ele não conseguisse achar mais pessoas pra ocupar todas as vagas. Pra encontrar esses grupos no Facebook, tente buscar algo como "Carona Belo Horizonte São Paulo" caso você esteja querendo fazer uma viagem entre Belo Horizonte/São Paulo, por exemplo.

    Uma vez eu estava indo para a minha cidade natal e vi em um grupo do Facebook que um cara que eu conheço estava oferecendo uma carona no trajeto que eu precisava. Ele estava cobrando uns 30 reais pra aqueles que quisessem ir com ele. Daí eu enviei uma mensagem privada pra ele e no dia anterior que ele ia viajar, ele disse que restava uma vaga e eu podia ir também.


    Como viajar de graça pedindo auxílio a Assistências Sociais das cidades?

    Você pode buscar as Assistências Sociais e explicar que você está viajando sem grana e precisa muito ir a alguma cidade fazer algo. Eu já conheci um casal que me disse que sempre ia a uma determinada cidade em ônibus pago pela Assistência Social. Eles me disseram que acreditavam conseguir ter suas passagens pagas sem muita burocracia porque o pessoal da Assistência Social local devia vê-los como uma ótima maneira de lavarem dinheiro.

    Caso a prefeitura local tenha esses carros que levam uma vez ao dia as pessoas que precisam fazer consultas médicas em outras cidades, talvez eles possam acabar te colocando pra ir num carro desses que tenha vaga. Nem sempre as vagas desses carros/vans estão todas ocupadas.

    Talvez você possa inventar alguma mentira do tipo "Preciso ir nesta cidade para fazer uma consulta em um oftalmologista" mas se você fizer isso, seja consciente e diga também "Mas eu não tenho uma data marcada, eu posso ir lá e ser atendido qualquer dia", assim você não ocupa a vaga de alguém que possa realmente precise estar precisando viajar para fazer uma consulta naquele dia. Eu gravei um vídeo tentando pegar carona em carros de prefeituras que você pode assistir aqui.

    Nota: uma vez alguém falou comigo que acreditava que a Assistência Social procura informações sobre você antes de te pagarem um ônibus, por exemplo. Falaram que pode ser que eles tentem contactar a sua família perguntando se eles realmente não têm condições de pagarem essa despesa para você. Eu não sei se isso é realmente verdade, e o casal que eu disse que conheci não comentou nada desse tipo comigo. E pra mim isso não faz muito sentido também, porque a partir de que você é adulto, sua família não deveria ser envolvida nesse tipo de coisa. Mas enfim, deve ser fácil descobrir esse tipo de coisa antes de você ir tentar o auxílio da Assistência Social.

    Como viajar de graça entre a capital e o interior pedindo carona para carros de prefeituras?

    Além do que comentei no tópico acima (sobre pedir auxílio na Assistência Social) você pode tentar pegar carona com carros/vans de prefeituras conversando diretamente com os motoristas. Geralmente cidades do interior têm esses carros que saem pelo menos uma vez por dia e levam de graça pessoas para fazerem consultas médicas nas capitais. (Cof cof, desculpa interromper o texto mas eu particularmente acho isso LINDO! pessoas de cidades que não têm hospitais capacitados para atenderem seus problemas de saúde e também não têm condições de pagarem um transporte, podem ser levadas gratuitamente pela prefeitura direto até a porta do local onde farão suas consultas)

    Geralmente, esses carros das prefeituras (que também podem ser vans/microonibus/onibus - não precisam necessariamente ser "carros") levam as pessoas até as cidades e passam algumas horas estacionados em ruas ou praças próximas a hospitais da capital. Dessa forma, você pode tentar descobrir como conseguir carona nesses carros até as capitais - caso este seja o trajeto que você precisa - ou você pode descobrir onde esses carros geralmente ficam estacionados nas capitais e ir lá conversar com os motoristas. Você vai olhando as placas dos carros por lá e quando achar a placa da cidade pra onde você quer ir, você só explica que você precisa ir até a cidade deles e pergunta se eles não estão com alguma vaga sobrando que poderiam te levar. Algumas vezes eles têm uma lista de passageiros e te dizem que só podem levar os passageiros que estão pré-agendados ali na lista, mesmo que eles ainda tenham um monte de vagas livres no carro. Mas vai lá e tenta a sorte, imagina que maragold se der :-)


    Como viajar de graça pedindo carona nas estradas, portos de barcos ou postos de gasolina?

    Outras maneiras de se viajar de graça pode ser pedindo carona num porto de barcos, em postos de gasolina ou nas estradas.

    Pra caronas em barcos/veleiros, caso você tenha interesse de viajar para algum lugar onde exista um rio ou um oceano inteiro no meio do seu caminho, você pode pesquisar onde existem portos de veleiros perto de você. Você vai lá e conversa com as pessoas. Pelo que sei sobre isso, funciona quase igual pedir carona em postos de gasolina - você vai até as pessoas e tenta despertar interesse nelas em te levar. E funciona. Uma amiga uns anos atrás pegou carona em barcos e foi da Europa até o nordeste do Brasil de graça. Ela conhecia pessoas nos portos que possuíam barcos próprios e se oferecia para ajudar limpando o barco, cozinhando, ou até mesmo vigiando a maré enquanto o dono do barco dormia. Sei muito bem que muitos caroneiros de barcos já compartilharam informações/dicas pela internet sobre isso. Se você souber inglês, pesquise em inglês que você achará muito resultado. E se não estiver conseguindo, pode entrar em contato comigo e me peça pra te apresentar à essa minha amiga (pela internet, claro) que pegou carona em barco até o Brasil, e tenho certeza que ela poderá te dar umas dicas e tal. Ela fala português. Atualizando: Conversei com um Francês que também veio de carona em barco da Europa até o Brasil, fiz um monte de perguntas a ele e escrevi um texto em Português pra você aqui.

    Pra pedir carona em postos de gasolina, é só você ir a postos de gasolina preferencialmente na saída da cidade onde você estiver, no sentido da cidade pra onde você quer ir, e conversar com motoristas de carros, caminhões ou qualquer um que estiver estacionado por lá dizendo que você está tentando chegar até tal cidade de carona e perguntando se eles estão passando por lá e poderiam te dar uma carona. Faça cara de simpático e tudo isso. Passe uma imagem de que você é confiável e não é uma companhia chata para viagem. Procure olhar nos olhos enquanto estiver falando com a pessoa, e procure sorrir.

    Pra pedir carona nas estradas, é só ir pra saída da cidade onde você estiver. No Brasil você pode pedir carona em qualquer lugar que não é proíbido. Mas tente pedir carona onde tenha acostamento, onde você vê que os motoristas podem parar, porque se eles param onde não tem espaço pra outros carros passarem, pode acabar resultando em acidentes. Procure não pedir carona em subidas de morros, porque fica mais difícil alguém querer parar de acelerar em uma subida pra poder pegar um caroneiro na beira da estrada. Dê preferência em ficar em lugares onde os motoristas podem te ver pouco antes (ou seja, não fique em curvas) porque assim você dá tempo pra eles decidirem parar pra te levar. Às vezes estará escuro ou estará claro e o sol poderá estar batendo no vidro do carro e refletindo no seu olho, mas tente fazer contato visual - olhar no olho do motorista -, porque isso passa confiança! Se a distância que você precisa percorrer for muito longa, faça uma plaquinha com o nome de alguma cidade conhecida que esteja no caminho, assim você pode pegar uma carona até lá e de lá pegar outra e assim ir seguindo sua viagem. Tenha uma capa de chuva pra sua mochila porque pode cair chuva muito forte de uma hora pra outra (o que além de molhar suas coisas faz sua mochila ficar super mais pesada), leve roupas impermeáveis (que não molham na chuva) se você tiver e um guarda-chuva (que nem sempre ajuda por muito tempo, porque o vento dos carros e caminhões passando podem acabar destruindo seu guarda-chuva em 1 segundo).





    Então vc decide.. vc pode optar por manter qualquer orgulho besta que vc tiver pra não morrer de fome ou você pode deixar de viajar pq não tem grana. haushaush
    Vc é quem faz a escolha. hasuhasuh

    ---
    Atualizado em: 01/11/2016.