03/06/2016

Como pegar carona com veleiros do Brasil até a Europa e África é possível

Isso é um veleiro. :)


Dia desses conheci um francês que veio da Europa pro Brasil pegando carona em um veleiro (esses "barcos" pequenos). Ele sabia bastante do assunto, inclusive de como ir do Brasil à Europa e à África caronando também. Claaaro que virei um repórter na hora.

Vou compartilhar com vocês um pouco do que aprendi com ele. O nome dele (como você lerá nas notas abaixo) é Adrien.



Os grandes dificultadores: seguranças nos portos

Pra começo de conversa, preciso falar do local onde você pode conseguir as caronas com os veleiros: os portos. Veleiros pagam pra ficar estacionados em portos, porque lá eles geralmente possuem uma estrutura, maior segurança, assistência com qualquer tipo de problema técnico que possam ter, etc. O problema pra nós que queremos uma carona é que o acesso à área onde os veleiros estāo estacionados é restrito e há seguranças logo na entrada. Agora você já sabe que ir até a cidade onde há um porto pode nāo ser o suficiente. Acessar a área de estacionamento de veleiros pode ser um problema. Eu nāo saberei te dar uma soluçāo eficaz pra passar pela segurança em nenhum momento deste texto, mas vou mencionar duas alternativas. Sempre conte com sua criatividade, e preferencialmente sem quebrar regras!


Duas alternativas pra ter acesso ao porto

Trabalhar ou fazer bicos no porto

O Adrien vive atualmente em Salvador há uns meses e ele disse que ocasionalmente teve a sorte de conhecer alguém (amigo de amigo) que trabalha no porto da cidade, e que essa pessoa conseguiu um trabalho pra ele lá dentro. No caso dele foi trabalhar com assistência de coisas técnicas pra veleiros (instalando computadores de bordo, etc). Adrien certa vez pegou uma carona de Salvador para Recife com um velejador conhecido do velejador pra quem ele estava prestando um serviço, só no bate-papo.

Entrar em contato com pessoas através de aplicativos de geolocalizaçāo

Eu tentaria conhecer algum(a) velejador(a) em aplicativos de geolocalizaçāo como o Tindr, Grindr, ou qualquer outro aplicativo que te permita encontrar alguma possível pegaçāo que esteja por perto. Eu particularmente nunca troquei sexo por carona ou o que for, mas acho que eu contataria pessoas por esses aplicativos, explicaria pra elas como estou viajando, e de alguma maneira eu tentaria deixar claro que minha intençāo nāo é ter algo sexual com eles. Essa é uma linha tênue e se você der o asar de topar com algum tipo de psicopata você pode estar brincando com o perigo.


Onde e quando pegar carona com os veleiros 

Da Europa ao Brasil

Veleiros saindo de qualquer lugar da Europa rumo ao Brasil têm que passar pelas Ilhas Canárias, depois Cabo Verde (África) e só entāo vêem pro Brasil. Você só precisa pesquisar em quais portos da Europa você pode encontrar veleiros indo para as Ilhas Canárias - uma vez Adrien conseguiu uma carona no porto de uma cidade ao norte da França chamada Les Sables-d'Olonne. A maior parte do fluxo de veleiros vindo de qualquer lugar da Europa rumo ao Brasil saem entre Dezembro e Janeiro, porque é a época que os ventos parecem estar mais favoráveis pro Brasil.

Do Brasil pra Europa

Veleiros saindo do Brasil pra Europa, saem de alguns portos como os de: Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Salvador, Recife. Nāo só gringos conseguem caronas em veleiros no Brasil, caso essa possibilidade passe pela sua cabeça. O Adrien conheceu vários velejadores que levavam brasileiros em suas tripulaçōes - brasileiros que esses velejadores conheceram no caminho. Todos os veleiros vāo do Brasil pra Europa antes do mês de maio, porque durante/depois de maio acontecem ciclones (ventos muito fortes) neste trajeto.

Da Europa pro Caribe

Veleiros indo da Europa pro Caribe também passam pelas Ilhas Canárias, assim como os veleiros vindo pro Brasil. Porém, das Ilhas Canárias eles seguem diretamente ao Caribe (ao contrário dos veleiros que vêem pro Brasil, que passam por Cabo Verde antes, como mencionei).



Qual a diferença entre pegar carona em veleiro e pegar carona em veículos?

Carona nas estradas em veículos geralmente você só dá em troca ao motorista uma companhia, bate-papo, etc. Já com veleiros há algumas tarefas que precisam ser feitas, portanto sua ajuda é muito apreciada ou esperada. Uma vez que você está dentro do porto, as suas chances de conseguir uma carona em um veleiro sāo muito maiores se você estiver querendo aprender um pouco sobre velejar e aprender mais sobre todo esse novo universo. Ofereça sua ajuda por exemplo pra cozinhar, limpar e o que mais surgir de necessidade no caminho.

O que você provavelmente TERÁ que fazer em troca de uma carona com um veleiro

Saiba que alguém sempre precisa estar acordado no veleiro vigiando o nível da maré e vigiando a possível aproximaçāo de outros veleiros ou barcos pra evitar acidentes em alto mar. Se no veleiro houver apenas você e o capitāo, saiba que tanto você quanto ele poderāo dormir apenas por 3 horas, entāo acordar e fazer a vigilância por outras 3 horas, entāo dormir de novo por 3 horas, e assim seguindo o ciclo. Todos que velejam obedecem a essa regra devido ao fato de nossa capacidade de atençāo diminuir após 3 horas de vigilância. O lado bom disso é que quanto mais pessoas houverem na tripulaçāo ajudando na vigilância, mais tempo os tripulantes poderāo dormir - o que faz com que dar carona em seu veleiro seja algo ainda mais vantajoso pro capitāo.



Mais sobre o Adrien, fonte dessas informaçōes

O Adrien escreve um blog e compartilhou dicas a partir de suas experiências em um post escrito em Francês. Se você nāo entende Francês, talvez valha a pena tentar usar o Google Tradutor pra visualizar a página.
Clique aqui para ler o blog do Adrien em Francês, ou clique aqui pra tentar lê-lo com a ajuda do Google Tradutor.



Continue sua pesquisa sobre caronas em veleiros, leia mais!

Se você consegue ler em Inglês ou se sente confortável lendo as traduçōes do Google Tradutor, uma palavra-chave excelente pra se buscar e encontrar (muito) mais informaçōes e dicas sobre como e onde pegar carona em veleiros é: boathitching. Há um artigo bem completo escrito por outros caroneiros de veleiros no site do Hitchwiki.

Este meu post foi apenas para compartilhar de maneira mais simples, em Português e direcionada a brasileiros, um pouco sobre o que aprendi até hoje sobre o tema. Claro que esses aprendizados eu mesmo pretendo botar em prática em algum momento da minha vida. E vocês lerāo sobre ele aqui no blog seja lá quando eu o fizer. :-)


Elevador Lacerda, vendo os veleiros. Salvador, Bahia.


------
Até a próxima Brasil! Depois de amanhā pego um aviāo pra Frankfurt, Alemanha. Tô indo fazer mais uma viagenzinha pedindo caronas pelas rodovias da Europa novamente. Essa última linha estou utilizando pra dar esta notícia, já que nenhum amigo/familiar meus foram informados disso, nem aqui no Brasil, nem na Europa. Partiu!

No comments :

Post a Comment