30/07/2011

Meus vídeos no youtube e a repercussão - respostas de trocentas pessoas indignadas comigo

Há muito tempo venho recebendo comentários a alguns dos meus vídeos no Youtube que vêm de pessoas revoltadas com minhas opiniões sobre os lugares onde elas vivem.
No Facebook mesmo, alguns meses atrás quando eu estive em Salvador (BA), eu postei uma mensagem cheia de críticas à cidade. Disse que todos os lugares que eu conheci lá fediam, que era cheio de mendigo por todas as partes e que eu me sentia inseguro pois em todos os lugares que eu ia (inclusive nos mais movimentados da cidade) mendigos vinham pedir coisas, e a maior parte das vezes o faziam com tom intimidador.
No Youtube, eu postei um vídeo sobre a cidade de Cabo Frio (RJ), fazendo piadas sobre a ressaca que costuma ter no mar da cidade, que enche a praia de algas parecendo lama. Afirmei que parecia um chiqueiro, que tava "cheio de cocô de porco" (colocando um "xD" depois dessa frase, ainda por cima). Inclusive, eu aproveitei a expressão de uma garota que passava pulando tentando se livrar das algas, pra zombar mais ainda.
Ainda no Youtube, também postei um vídeo onde eu e uma amiga estavamos subindo de carona para o Nordeste brasileiro, e ela afirma que à medida que a gente subia, "as pessoas ficam mais negras e mais feias".

Esses vídeos no Youtube e comentários no Facebook já me renderam muitas críticas, rótulos e palavras de ódio em geral. E isso ainda acontece, por que todos os dias eu recebo notificações de novos comentários de pessoas indignadas, todos chigando de tudo que é nome que se possa imaginar. Caso queira ver os comentários que enviam aos vídeos que posto no Youtube basta abrir a página dos vídeos, os comentários estão logo abaixo assinados por seus autores cobertos de ódio no coração (huashasuh).

O que as pessoas não entendem é o quão eu rio mais ainda quando recebo comentários delas. Eu odeio essa hipocrisia de ficar falando apenas de lugares bonitos, coisas boas, fantásticas, chiques, bonitas ou caras que os lugares têm. Faço questão de criticar as coisas e mostrar pras pessoas o que tem de ruim nos lugares também. O meu vídeo de Cabo Frio no Youtube é o único (pelo menos desde que eu o postei há 2 anos atrás até o momento deste post) que fala sobre a ressaca de algas, ainda que não seja de uma forma jornalística ou formal, mas de uma forma sarcástica e irônica. E se eu tivesse realmente me programado e gasto centenas de reais para passar um final de semana nesta praia (como supuseram em um dos comentários a este vídeo)? Ninguém teria me dito sobre o que eu possivelmente encontraria lá, já que todos só dizem e mostram que a cidade é linda e tudo de bom.

A forma que eu me expresso não fere nenhuma lei. As minhas críticas e exposições de coisas ruins da sua cidade também não. Todos têm direito de criticar o que eu disse (apesar de que em muitos casos, junto à crítica também tentam me ofender diretamente), assim como eu tenho direito de rir da crítica que me fazem, e de continuar mostrando o que eu quizer mostrar de lugares públicos por aí a fora (mesmo que isso fira seus sentimentos de patriotismo ou qualquer coisa do tipo).

A internet tá cheia de pessoas que interpretam as coisas erradas e não sabem diferenciar as coisas, eu sei bem disto. Este post é unicamente para esclarecer a todos sobre o direito que nós temos a criticar as coisas. Direito de achar lugares fedidos, de achar que as pessoas de uma região são mais negras e mais feias que as de outros lugares (pras antas: achar que pessoas negras são feias não é racismo, ainda que isto também não tenha sido dito em momento algum) e direito de dizer que algas da ressaca do mar fazem a praia parecer um chiqueiro.



Agora, um exemplo útil de resposta a um vídeo

Porém, existem também pessoas que ao verem piadinhas que eu faço sobre coisas que não funcionam bem em suas cidades, são capazes de vê-las como alertas que chamam atenção para coisas que de fato precisam e podem ser melhoradas.

Há 1 ano atrás estive na cidade de Marechal Floriano (ES), e quando cheguei lá a noite com uma amiga, fizemos um vídeo rindo sobre uma questão problemática na cidade: o rio que em qualquer chuva mais forte certamente transborda e inunda as casas das pessoas ao redor. (é, eu sou desses que ri da disgraça alheia em alguns casos)



Acredito que por a cidade ser pequena, esse vídeo acabou tendo poucos acessos, e nenhuma crítica como os outros. Mas aconteceu algo super interessante desta vez: um cara postou um vídeo da cidade após uma enchente, como resposta ao vídeo que eu tinha feito na cidade dele!



Acabei fazendo um comentário ao vídeo dele também:

olha só! eu tinha acabado de chegar na cidade qdo fiz aquele vídeo, e foi a primeira coisa que pensei: se cair uma gota de água aqui inunda tudo, com este rio razo!
obrigado pela resposta! algum dia eu passando por Marechal denovo me lembrarei do seu vídeo e vou entrar em contato pra ver se vc tá livre pra me mostrar um pouco a cidade :)
e também, parabéns por expor este vídeo na web, quem sabe a prefeitura o vê e se sente mais envergonhada a ponto de tomar alguma atitude em relação a isso.
abçs


É isso people, em certos pontos os caroneiros podem ser como sementinhas ao vento (hunn Leo Poeta!), que podem mudar alguma coisa na cidade onde caem, alertando pra alguma coisa que parece não estar indo bem e que pode crescer ou melhorar. Não deixem suas mentes fechadas: entendam críticas como algo que vcs talvez possam melhorar ;)

1 comment :

  1. É isso ai Leonel....que cunhadinho chyque....ryco e intelygente... Quem não gosta não assiste...eiita povo chatoooo...burro e sem nenhum senso de critica !!! Parabéns Leone pq quando eu for ryca e tiver que viajar, não quero parar em um lugar q não seja aquilo q pensei ( e é aii q entra a sua função de cunhado ...rs... me conta e só depois que eu vou, Deus me livre de praia feia e cidade com cheiro de mijo)...Bjuus

    ReplyDelete