26/05/2014

Research shows what carpooling systems users think and expect about this kind of systems

Pesquisa mostra o que usuários acham e o que esperam dos sistemas de carona no Brasil

O número de usuários ou possíveis usuários de sistemas de carona no Brasil entrevistados nesta pesquisa através de questionários foi um total de 100 pessoas. É importante ressaltar que para este questionário optou-se pela utilização da palavra site a fim de representar qualquer sistema utilizado para carona através da Internet, sejam comunidades no antigo Orkut, grupos no Facebook, ou sistemas específicos para esta finalidade.

Como pode-se ver pela ilustração do Gráfico 1, 71% dos entrevistados afirmaram que caso necessitassem fazer uma viagem, o primeiro recurso pelo qual optariam seria pedir uma carona a alguém que soubessem estar indo em veículo próprio. Já outros 26%, afirmaram que o fariam através de transportes públicos. Apesar disso, como ilustra o Gráfico 2,91% das pessoas responderam que optaram por utilizar da carona como meio de transporte para outras cidades de suas regiões ou estados.

Gráfico 1: Se você precisasse viajar e estivesse sem carro: qual opção de transporte você utilizaria?
Gráfico 1: Identificação dos meios de transportes mais utilizados pelos entrevistados.

Gráfico 2: Por quais tipos de percursos você gostaria de ter a opção de dar ou pedir carona?
Gráfico 2: Identificação dos tipos de viagens que os entrevistados acham mais relevantes para esses sistemas: por bairros, por cidades, por estados ou por países.

A maior parte dos entrevistados, correspondente a 76% das respostas, afirmaram terem utilizado ou utilizarem a rede social Facebook para pedirem ou oferecerem caronas, seguidos de 65% que responderam fazê-lo ou tê-lo feito através do Orkut. Por outro lado, sistemas específicos para carona foram utilizados por 28% dos entrevistados, como pode-se observar no Gráfico 3.

Gráfico 3: Identificação dos sistemas disponíveis na web mais utilizados pelos entrevistados com objetivo de pedir ou oferecer carona.

Das 90 pessoas que responderam ao questionário, apenas 1 respondeu que não daria nem pegaria carona com pessoas que são suas amigas em redes sociais. Em contra-partida, como mostra o Gráfico 4, 71 pessoas (correspondente a 79% dos entrevistados) afirmaram que o fariam, acompanhadas de 17 outras (19% dos entrevistados) que não excluem a possibilidade.

Gráfico 4: Você pediria/daria carona para alguém que você possui como amigo em redes sociais como Facebook, Orkut, etc?
Gráfico 4: Identificação da relevância de se integrar um sistema de caronas com redes sociais.

A fim de verificar quais são os principais métodos utilizados pelos entrevistados para se pedir carona, estabeleceu-se a condição temporal de férias e ofereceu-se cinco opções de respostas. Como é possível notar no Gráfico 5, 48% dos entrevistados responderam que tentariam encontrar uma carona falando sobre suas necessidades para seus amigos. Desse grupo, metade afirma que aceitaria carona apenas de pessoas que conhecessem ou de pessoas com quem possuíssem amigos em comum, já a outra metade afirma que aceitaria carona de qualquer pessoa que estivesse indo para seu destino.

Observou-se também que 31% dos entrevistados prefeririam pedir carona primeiramente no Orkut ou no Facebook, e apenas 4% utilizariam algum sistema atualmente disponível que seja específico para essa finalidade.

Gráfico 5: Se você estivesse de férias e fosse tentar encontrar uma carona para fazer uma viagem: qual o primeiro método para se conseguir carona você tentaria?
Gráfico 5: Identificação dos principais métodos utilizados para encontrar uma carona ou companhia.

Foram feitas também, perguntas direcionadas à identificação dos principais motivos pelos quais os entrevistados utilizam ou deixam de utilizar a carona como meio de transporte. Como é possível observar nos gráficos Gráfico 6 e Gráfico 7, 67% dos entrevistados afirmaram que utilizariam essa opção com o principal intuito de gastar menos com transportes, e 31% afirmou que o principal motivo pelo qual deixam de utilizá-la é por medo de viajarem com pessoas desconhecidas ou que não façam parte de seus ciclos de amizade.

Gráfico 6: Qual o principal motivo que te levaria a oferecer ou pedir carona para alguém?
Gráfico 6: Identificação da principal motivação para a utilização de carona como meio de transporte.

Gráfico 7: Se você não tem um veículo próprio (carro, moto, etc) e nunca tenta encontrar uma carona quando vai viajar: qual o principal motivo?
Gráfico 7: Identificação da principal desmotivação para a utilização da carona como meio de transporte.


A questão do receio em relação ao parceiro com quem se poderia viajar também pode ser observada em duas das três opções mais votadas na pergunta ilustrada no Gráfico 8. 57% dos entrevistados afirmaram que poder escrever e ler o que pessoas escreveram sobre a personalidade de um usuário do sistema é uma funcionalidade que não poderia faltar em um sistema direcionado à ofertas e pedidos de caronas. Também destacada por 73% dos entrevistados como funcionalidade indispensável, é poder escrever e ler o que pessoas escreveram sobre a experiência de viajar com usuários.

Ainda sobre o Gráfico 8, é importante ressaltar que a característica mais indispensável segundo a maior parte dos entrevistados (correspondente a 79% deles) é uma boa usabilidade, ou seja, um sistema fácil de se utilizar. Já entre características menos relevantes, como se pode observar, são: utilizar recursos de geolocalização, como GPS, durante o cadastro do percurso que se oferece ou pede a carona, destacada por 46% dos entrevistados; e poder restringir os pedidos ou ofertas de caronas apenas para determinados grupos, destacada por apenas 39%.

Gráfico 8: Se fosse criado um site onde você pudesse pedir ou oferecer carona: o que não poderia faltar?
Gráfico 8: Identificação dos requisitos indispensáveis para sistemas de carona.


Quanto aos sistemas utilizados pelos entrevistados para se pedir ou oferecer caronas, 36% avaliou-os como difíceis para localizar ofertas de acordo com suas necessidades e 56% considera o número de informações relativas aos usuários baixo. Contudo, a maior parte, correspondente a 61% dos entrevistados, avaliou os utilizados como fáceis para se cadastrar um pedido ou oferta de carona. Estes resultados são ilustrados no Gráfico 9.

Gráfico 10: Você pediria ou daria carona para pessoas que seus amigos dizem ser confiáveis?
Gráfico 9: Identificação da relevância de uma funcionalidade que permita a avaliação de confiabilidade entre usuários.


A partir dos dados levantados nesta pesquisa, foi proposto um sistema que atenda às características apontadas como mais relevantes pelos entrevistados. Na proposta, foi feito o projeto de como esse sistema poderia ser, ilustrado com diagramas e interfaces. Adicionalmente,

o texto e os gráficos que coloquei aqui nesse post são parte da Proposta de um sistema multi-plataforma para ofertas de carona.
The number of users or potential users of hitchhiking systems in Brazil interviewed in this research through questionnaires was a total of 100 people. Importantly say that for these questions we chose to use the word “site” in order to represent any system used to ride through the Internet: communities on Orkut, Facebook groups, or specific systems for this purpose. 

(Quick note: I didn't have time yet to check spelling errors or anything like that, but the first step of getting this text in English by some friends collaboration was done and I will come back to check it soon.)

As Chart 1 shows, 1.71% of the interviewed said that if they needed to travel, the first feature would look for who would have his own car to ask for a ride. Have another 26% said they would do by public transport. Nevertheless, as shown in Chart 2, 2.91% of people responded that chose to use the ride as a means of transportation to other cities of their regions or states.

Gráfico 1: Se você precisasse viajar e estivesse sem carro: qual opção de transporte você utilizaria?
Chart 1: Identifying the mode of transports mostly used by the survey respondents.

Gráfico 2: Por quais tipos de percursos você gostaria de ter a opção de dar ou pedir carona?
Chart 2: Identifying the regions in within the respondents would like to have as options to travel through: through neighborhoods, through cities, through states or through countries.

The majority of the interviewed, representing 76% of the answers, stated that they had used or use social network Facebook to request or offer rides, followed by 65% who responded do it or have it done it before through Orkut. Moreover specific systems for hitchhiking were used by 28% of respondents, as can be seen in Chart 3
Chart 3: Identifying what are the systems available on the internet mostly used by the respondents in order to find a carpooling partner.

From the 90 people who responded to the questionnaire, only 1 responded that it would not nor would catch a ride with people who are his friend on social networks. In contrast, as Chart 4 shows 71 people (corresponding to 79% of respondents) said they would, accompanied by 17 other (19% of respondents) do not exclude the possibility.


Gráfico 4: Você pediria/daria carona para alguém que você possui como amigo em redes sociais como Facebook, Orkut, etc?
Chart 4: Identifying the relevance of integrating carpooling systems with social networks.


With the aim to verify which are the main methods to hitchhiking used by people that have been interviewed was given a temporal condition of vacations with five different answers. As we can see in the Chart 5, 48% of respondents said that they would try to find a ride talking about their needs to their friends. Half of this group said that would accept rides from people that they know or have a mutual friend but the other half said that they would accept a ride from anyone that was going to the same place.

The results also revealed that 31% of the respondents prefer to try to find a carpooling partner on Orkut or Facebook, when only 4% of the others would use any of the carpooling systems currently available in Brazil.

Gráfico 5: Se você estivesse de férias e fosse tentar encontrar uma carona para fazer uma viagem: qual o primeiro método para se conseguir carona você tentaria?
Chart 5: Identifying the method mostly used by the respondents in order to find a carpooling partner.

Were also made questions which the main goals were to identify the main reasons why the participants decided to use or not hitchhiking as a mean of transportation. As shown in Chart 6 and Chart 7, 67% of the participantes said they would use this option with the primary purpose of saving money on transportation, and 31% said that the main reason to not use this mean of transportation it is the fear of traveling with strangers, i.e., people who are not in their friendship circle.


Gráfico 6: Qual o principal motivo que te levaria a oferecer ou pedir carona para alguém?
Chart 6: Identifying the respondents main motivation for using carpool as an option of transportation.


Gráfico 7: Se você não tem um veículo próprio (carro, moto, etc) e nunca tenta encontrar uma carona quando vai viajar: qual o principal motivo?
Chart 7: Identifying the respondents main demotivation for not considering carpooling as an option of trasportation.


The fear towards the partner with whom one could travel can also be observed in two of the three most voted options in the question illustrated in Chart 8. 57% of the participants said that the fact they could write and read informations about the personality of a user of the system is a important feature in a system which the main goal is to promove offers and requests for hitchhiking. The possibility to write and read what people wrote about the experience of traveling with the users was also also highlighted by 73% of the participants as an essential functionality of the system.

Still about Chart 8, it´s important to highlight that according to most of the respondents (79% of them) the most important characteristic is a good usability, what means, the system is expected to be easy to use. In the other hand, the less important characteristics pointed were: the use of geolocation tools (like GPS) during the process to set up the trip route for the ride was chose by 46% of the respondents; and the possibility of restrict the view of the ride offers or requests to only certain groups was chose by 39%.

Gráfico 8: Se fosse criado um site onde você pudesse pedir ou oferecer carona: o que não poderia faltar?
Chart 8: Identifying what features the respondents expect to find in a carpooling system.



About the systems used by the respondents when requesting or offering rides, 36% of them pointed that it is hard to find offers according to their needs, and 56% see as low the amount of information related to users. Although, most of them (61% of the respondents), evaluated the systems as easy to use when it comes to the process of creating they offer or request. This results are illustrated on Chart 9.


Gráfico 10: Você pediria ou daria carona para pessoas que seus amigos dizem ser confiáveis?
Chart 9: Identifying the importance of features with which the users could show how they trust in each other.


From the knowledge acquired with this research, a carpooling system proposal that could match all the requirements set by the these possible users was built. In this proposal, a possible design for this carpooling system is illustrated with many diagrams and interfaces. Additionally,

the text and the charts used in the current post are also part of the Proposal of a cross-platform carpooling system.


THANKS: Our special thanks to +Polyanna Rocha+Philippe Meneghini+Evaristo Colomby and Marcel Alvaro for contributing with making this post understandable by English speakers. ;)





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