17/05/2014

Proposal of a cross-platform system for carpooling

Proposta de um sistema multi-plataforma para ofertas de carona

Este post é destinado aos interessados em sistemas de "carpooling", esse novo tipo de sites ou apps pra celulares destinados a ajudar pessoas a pedirem e oferecerem carona. A este ponto, você já deve ter ouvido falar desse tipo de sistema que está começando a ganhar mais fama no Brasil nos últimos meses. Esse projeto foi feito a 3 anos atrás, e era encontrável até então apenas na biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG), em Belo Horizonte.

Como caroneiro de beira de estrada a anos e estudante de tecnologia, resolvi utilizar de toda a minha experiência em carona, todo o meu network com caroneiros e gente de tecnologia, e todo meu conhecimento em tecnologia juntos. Misturei tudo com mais alguns estudos e pesquisas, e projetei um sistema (um site, um app pra celular ou qualquer coisa do tipo) onde as pessoas poderiam pedir e oferecer carona pela internet.

A ideia era, além de ajudar caroneiros de beira de estrada que estivessem em alguma cidade em dia de chuva ou qualquer outra condição climática que possa impossibilitar a viagem de um hitchhiker a possivelmente encontrarem outra alternativa (outro lugar) onde poderiam pedir carona. Claro, esse tipo de carona combinada pela internet (chamada de carpooling) é geralmente desinteressante pra nós que gostamos de nos aventurar entrando em carros desconhecidos que acabar de nos ver e decidiram repentinamente parar pra deixar-nos viajar com eles. Mas ainda assim, nunca seria demais ter uma opção extra.

Além dos hitchhikers, por já haver morado em cidade universitária, eu já estava super por dentro de algumas maneiras que o pessoal utilizava para conseguir caronas para suas cidades natais, e pesquisando, entrevistando pessoas que utilizavam essas outras maneiras eu fui descobrindo mais coisas. Lembra do Orkut? Lembra das comunidades do Orkut? Aquela época já eram super comum encontrar comunidades com intuito de ajudar a galera a dividir combustível gasto na viagem com outros que queriam viajar no mesmo trajeto, assim como também (mais raramente) encontrar umas ofertas de caronas gratuitas. Essas comunidades sempre seguiam padrões de nomes como "Carona Viçosa <-> BH", representando que Viçosa (cidade do interior de MG) e Belo Horizonte (capital) eram a origem ou destino do pessoal da comunidade interessado em pedir ou oferecer uma carona. Anos depois, surgiu o Facebook, e junto com as pessoas a necessidade de ter alguma maneira de se conseguir caronas pela internet foi junta para a nova rede social. Hoje em dia, grupos do Facebook fazem o mesmo que as antigas comunidades do Orkut.


Questionário realizado com possíveis utilizadores de sistemas para pedir/oferecer carona


Foram entrevistadas um pouco mais de 100 pessoas que costumavam utilizar esse tipo de alternativa pra se conseguir carona pela internet ou que já inclusive haviam levantado seus polegares na beira da cidade onde viviam para poder se deslocar a outra parte dentro de um carro que tivesse vaga. Além disso, aproximadamente foi feito benchamark de 4 sistemas de carpooling (na verdade mais, mas de forma breve apenas citei 3 deles) mais conhecidos pelo mundo (dois mais conhecidos no Brasil naquela época).

Foram analisadas funcionalidades (o que esses sistemas ofereciam) e  foram validadas junto aos possíveis usuários desse tipo de sistema o que eles achavam relevante ou indispensável que esses sistemas deveriam oferecer. Adicionalmente, foram agregadas sugestões de funcionalidades utilizadas pela comunidade de viajantes que hospedam viajantes CouchSurfing a fim de oferecer índices de confiança entre os usuários desse tipo de sistema (já que segurança foi o que as pessoas mais citaram como importante durante as entrevistas).

Como caroneiro, achei importante também utilizar um termo diferente em vez de "pedir carona". O caroneiro nunca é apenas alguém que está recebendo um favor, se não alguém que também colabora com a viagem do motorista (inclusive nos casos de caronas gratuitas, onde o caroneiro não desembolsa nenhum centavo) batendo papo ou nem que seja apenas o fazendo companhia em uma viagem que pode ser entediante quando o motorista está sozinho no carro. Eu chamo de "oferecer companhia" a opção para aqueles que buscam alguém que "oferece carona".

Estou decidido hoje a compartilhar esse trabalho no blog para possivelmente ajudar pessoas que possuem projetos nesse tipo de sistema, e até mesmo quem sabe trazer sugestões para os novos sites que estão surgindo no Brasil. Eu tinha motivação para desenvolver um sistema desses, e inclusive disponibilizei neste trabalho junto com diversos gráficos e referências, sugestões até mesmo de como projetar um sistema que oferece essas funcionalidades indispensáveis, com direito a desenho de interfaces, diagramas de caso de usodiagramas de entidade, pra aqueles que entendem desse lado mais tecnológico :P


Alguns casos de uso para o sistema de caronas


Um caso básico do diagrama de interações


Parte do diagrama de entidade relacionamento para o sistema de caronas



Esse trabalho foi meu trabalho de conclusão de curso na faculdade (tanta motivação, que nem soou como se fosse um TCC que geralmente as pessoas vêem como obrigação, né?). Vale a pena conferir caso seja do seu interesse. O resultado, falando de TCC, foi uma nota máxima (com 5 pontos a menos por atraso em um dia da data de entrega, o que não conta) com direito ao diretor da universidade presente na avaliação. O meu principal orientador (com quem aprendi bastante, até mesmo na parte de como se escreve um trabalho acadêmico) foi sequestrado de mim depois de um ano me acompanhando no trabalho (o seu sequestrador foi um tal de Google, que foi quem o contratou justo nessa época).

Tudo isso dito, desfrutem! Deixo abaixo o resumo do trabalho e um link para download desse meu querido filho, que hoje deixo pra vocês a fim de compartilhar o conhecimento levantado.

A utilização de sistemas diversos disponíveis na Internet é a alternativa adotada por algumas pessoas para encontrar pessoas interessadas em compartilharem um veículo através de uma determinada rota. Porém, as pesquisas realizadas mostraram que nenhum desses sistemas oferecem todas as características consideradas imprescindíveis por seus usuários entrevistados. Sobretudo observou-se também que sistemas não específicos para esse fim são consideralmente mais utilizados em detrimento a sistemas disponibilizados com foco nas necessidades desse público. Este trabalho pretende disponiblizar o projeto de um novo sistema específico para caronas baseado em características relevantes e imprescindíveis apontadas por pessoas que utilizam a Internet como forma de oferecer ou encontrar uma companhia para uma viagem. 
Palavras-chaves: carona, carpooling, transporte





Nota: Por diversão, eu cheguei a disponibilizar uma primeira versão bem básica do sistema proposto, contendo apenas algumas poucas funcionalidades das sugeridas no trabalho. Nessa etapa só escolhi tecnologias que ainda não conhecia, para que eu pudesse aprender mais, mas o que também colaborou para que isso levasse um tempo muito mais longo e trabalhoso do que a média, e o sistema ficou um tanto quanto lento. Estará disponível (como data limite de sua existência) até o mês de julho deste ano de 2014 no endereço www.Carpu.com.br


Sites de carona - carpooling

Vou complementar adicionando alguns dos sites pra pedir/oferecer carona que são mais famosos pelo mundo, já que citei apenas 4 no trabalho pra não me estender demais. Os mais famosos, por país ou região:






Abstract of the proposal of a cross-platform system for carpooling. This work was done as a tesis at the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC-MG) and won a maximum score at that time. I wanted to share the knowledge achieved with it so that others could reuse it (enterily or partially) as a source of more information to improve their ideas. It is available only in portuguese, but the seccion describing the charts and results of the interview made with 100 people is translated to English in this post.

The use of diverse systems available on the Internet are an alternative adopted by many people in order to find other people interested in sharing trips through an specific route. However, some researches done have shown that none of those systems were able to provide all the features considered important by possible users. Moreover, non-specific systems are considerely more used in despite of systems available with a focus on the users requirements. This paper aims to provide a project for a new ridesharing system based on relevant and indispensable features pointed by people who use the Internet as a way of offering or finding a travel partner. 
Keywords: carpool, ridematching, system, transport.





Graphics and diagrams were used to better ilustrate results and proposed features for a carpooling system. Benchmark and surverys were some of the techniques used to gather information.

Two of the basic Use Case diagrams required by a carpooling system.


Part of an Entity Relationship diagram for the proposed system


A basic Interaction Diagram for a proposed feature. Let the other user knows that you're interested in theirs offer.


Two of the graphics showing the answers to the survey. 100 people who generally use different websites in order to find someone to do carpooling made part of the interviews. 


Note: Just for fun, I've made available also a basic version of the proposed system, containing only a few of the features proposed through the work. For doing so, I had chose only tecnologies that I didn't know at that time, so that I could learn something more, but it was also what helped on requiring me even more time and effort than in average, and resulted in a slow basic-system. It will be available (as a deadline for its existance) until july 2014 at www.Carpu.com.br

Some carpooling websites

I'm gonna add some other carpooling websites more famous around the world, as I had only mentioned 4 of them. The most famous per country or regions are:


No comments :

Post a Comment